martes, 3 de mayo de 2016

Maurício Lima - Fotojornalismo no Brasil



Fotojornalismo
Mauricio Lima

Primeiro brasileiro a ganhar o Prêmio Pulitzer 2016 – dado aos melhores trabalhos jornalísticos e literários do mundo – pela cobertura dos refugiados na Europa e no Oriente Médio, além do World Press Photo e o Picture of The Year América Latina, que o considerou o melhor fotógrafo em 2015 pela documentação da Ucrânia e dos protestos no Brasil.

21/09/2010 às 0:01
Num país ocupado, a presença maciça da imprensa estrangeira ameaça transformar todas as imagens em clichês. Capturar a foto nova e verdadeiramente significativa é um desafio. O paulistano Mauricio Lima, 35 anos, com frequência é capaz de fazê-lo.
Mauricio trabalha há dez anos na Agence France Presse (AFP). Tornou-se um dos mais atuantes – e brilhantes – fotojornalistas brasileiros. No começo de 2010, depois de seis coberturas no Iraque e uma na Faixa de Gaza, ele ficou 75 dias no Afeganistão. “Tudo já foi fotografado”, diz ele. “Não só no Afeganistão, mas em qualquer país sob olhar internacional.” Seu método, então, é ficar atento ao cotidiano. “Meu interesse é mostrar com simplicidade que a vida segue, em seus diversos aspectos, mesmo sob ocupação militar.”
O ensaio Marjah após ofensiva: trabalhadores surgiu quando Mauricio acompanhava patrulhas dos fuzileiros navais americanos em conjunto com soldados afegãos em Marjah, no sul do país. Crianças que moravam nas proximidades do posto de combate realizavam trabalhos para os americanos, dentro de um programa para a recuperação da região. Cavavam buracos, queimavam o lixo recolhido nas redondezas e reparavam paredes destruídas. Ganhavam alguns dólares por semana.
Mauricio registrou o trabalho durante alguns dias. Depois, com a ajuda de um soldado afegão (com quem jantava dentro da base), conseguiu reunir os garotos e, em menos de 25 minutos, fez as fotos deste ensaio. Os garotos se acomodavam na janela e a foto era feita. Mais nada. Numa paisagem terrosa e cinzenta, a janela “aprisiona” os meninos. Mas é também uma abertura, uma passagem. São imagens poderosas de crianças de futuro incerto, num país em guerra.
“O que vi não foi nada de novo, exclusivo. A questão é saber abordar os assuntos e aprofundá-los de maneira pessoal”, diz Mauricio. Em 2011, quando o país completa dez anos sob ocupação ocidental , ele retorna ao Afeganistão.
Alexandre Belém













Endereço da matéria: http://veja.abril.com.br/blog/sobre-imagens/fotojornalismo/mauricio-lima/

No hay comentarios: